Técnicas para estabilizar talude de 40 m de altura em Niterói (RJ)
Uma área com vista privilegiada da baía de Guanabara, em Niterói (RJ), porém em terreno íngreme envolvendo um talude de cerca de 40 m de altura e histórico de escorregamento, vinha deixando sem sono o empreendedor imobiliário Scon Sabrina Construção e Engenharia, que procurava uma solução que fosse técnica e economicamente viável para o seu empreendimento - um prédio residencial de alto padrão com 15 pavimentos e projeto já aprovado na prefeitura.
 
A solução originalmente concebida para contenção do corte vertical previsto na arquitetura não viabilizava o empreendimento pelos custos envolvidos. Consultada, a Seel desenvolveu e propôs uma solução mista, envolvendo terraplanagem de suavização da parte superior associada a contenções com solo grampeado e cortinas atirantadas na base do talude.
 
Uma dificuldade adicional ao desenvolvimento da solução foi a ausência e a dificuldade de obtenção de parâmetros do terreno do talude local, composto de solo residual de uma região de falha geológica, com direção praticamente paralela a encosta a ser escavada e altitude desfavorável à estabilidade. A ação exigiu um projeto sustentado por instrumentação de campo, realizada mediante convênio com a PUC-Rio, de maneira a permitir simultaneamente uma concepção de projeto ousada e de execução segura.
 
No decorrer das obras e baseado no sucesso da solução adotada, outros dois empreendimentos imobiliários vizinhos em fase de início de suas obras, um da construtora Klabin Segall e outro formado pela associação entre os incorporadores JM Construções, Soter Engenharia Civil e outras, também contrataram os serviços de contenção com a Seel.
 
Os dados das três obras foram colocados à disposição de alunos de pós-graduação, que tiveram a oportunidade de acompanhar o andamento das execuções e desenvolver trabalhos de pesquisa, resultando em três teses de mestrado e três de doutorado na PUC-Rio, e seis teses de mestrado e uma de doutorado na COPPE-UFRJ.
 



terça-feira, 30 de agosto de 2016
Fonte: Redação OE
Publicidade
  • app ranking
  • mwm
  • Rankng das Concessionarias
  • Linha do Tempo
  • Guindaste Terex instala ponte metálica

A Revista

- Perfil

- Publicidade

- Assinaturas

Eventos

Contato

Rua Marquês de Paraná, 471
Cep: 05086-010 - sala 10 - Alto da Lapa - São Paulo/SP
Fone: (11) 3895-8590

 

500 Grandes

Edições

 
 
A republicação e divulgação de conteúdos públicos são permitidas, desde que citados fonte, título e autor. No caso dos conteúdos restritos, não é permitida a utilização sem autorização do responsável. É totalmente livre a citação da URL do Portal (http//www.revistaoempreiteiro.com.br) em sítios e páginas de terceiros.
© 2017 - O Empreiteiro - Todos os direitos reservados.
Tendenza Tecnologia