Rodovia nova facilitará fluxo ao terminal portuário
Na região onde a Odebrecht Engenharia e Construção Internacional executou o terminal portuário de mineração, a empresa constrói uma estrada. Com contrato de US$ 163 milhões com o governo de Arequipa, o trabalho é feito pela construtora brasileira em consórcio com a peruana Obrainsa.
 
O engenheiro Fabiano Munhoz também responde por essa obra e explica que a previsão de término é no ano que vem – já teve cerca de 50% de avanço. O projeto executivo foi elaborado pelo governo.
 
O projeto prevê a construção de 45,2 km de estrada, ligando Matarani, Mollendo, Mejia, La Curva e Punta de Bombom, fazendo a interligação da malha rodoviária existente com os portos na costa de Arequipa.
 
O segmento tem trecho de construção, ampliação e recuperação de via existente. Do Km 0 ao km 15,6, a obra está mais adiantada e trata-se de construção de quatro faixas de rodovia. Do Km 15,6 até o km 45,2, a estrada terá duas faixas.
 
A obra contempla a construção de uma ponte de 191 m sobre o rio Tambo, em La Bomba, hoje em fase de fundação. Há ainda a construção de três viadutos.
 
Para desenvolvimento da rodovia, serão realizadas 300 desapropriações. Serão construídas duas variantes na estrada para evitar tráfego pelas vilas de Mejia e La Curva.
 
O trecho em construção tem cortes de até 50 m em rocha. Segundo a Odebrecht, na movimentação de 4 milhões m³ de solo, 70% são de desmonte de rocha.
 

Construção da rodovia contempla execução de viadutos e desmonte de rocha


quarta-feira, 31 de agosto de 2016
Fonte: Redação OE
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