Construtora ganha eficiência em auditorias com TI
A Construtora Baliza, que atua há mais de 30 anos no mercado de incorporação e construção de imóveis, tinha como desafio obter informações concretas sobre o andamento das atividades no canteiro de obras para melhor mensurar quais eram os setores que mais geravam demandas. Para apoiá-la nessa necessidade, optou pela implementação do Mobuss Construção, solução de mobilidade para o setor, desenvolvida pela Teclógica, empresa de gestão e processos de TI e negócios.
 
“Sentimos a necessidade de uma solução durante a realização das inspeções de serviços. Realizávamos todo o trabalho manualmente, e os dados eram anotados em formulários de papel e depois passados para o Excel. Este processo demandava muito tempo dos nossos colaboradores e não garantia exatidão dos números”, conta a responsável pela área de Qualidade da Baliza, Simone Mendes de Paula.
 
Após um ano do início da implementação do módulo Qualidade, a Baliza avalia que a ferramenta imprimiu rapidez e agilidade na tomada de decisão, aperfeiçoamento dos serviços prestados, confiabilidade nas informações e melhorias dos resultados alcançados nas auditorias internas e externas. “Qualidade não é só ter certificado, é o que entregamos para os clientes. Com a ferramenta conseguimos olhar a obra como um todo e enxergar a realidade do canteiro. Monitoramos tudo mais de perto, levamos os dados coletados para reuniões gerenciais e conseguimos visualizar de uma maneira simples e dinâmica”, conta Simone.
 
Foi necessário criar o hábito de analisar os números, porque eles estão disponíveis e devem ser explorados para que ofereçam os melhores resultados de acordo com o perfil de cada companhia. “Para gerenciar precisamos obter as informações de maneira rápida, e o Mobuss possibilita isso por meio do painel de indicadores”, explica. A executiva ressalta ainda que o retorno sobre o investimento, que foi cerca de 2% do custo fixo da obra, já foi atingido.
 
A Baliza faz toda a administração da obra por meio da solução e isso resultou em mudanças no dia a dia. “Colocamos prazos de acordo com a realidade, por exemplo. Antes havia um tempo padrão que geralmente não era cumprido. Nosso objetivo no longo prazo é apoiar a gestão por meio dos números. Além disso, antes alguns campos eram preenchidos e outros não, o que impactava nos indicadores. Com o uso contínuo da solução, aprimoramos cada vez mais o entendimento das aplicações em cada área e treinamos os colaboradores para fazerem o melhor uso em seu setor”, relata.


quinta-feira, 1 de setembro de 2016
Fonte: Redação OE
Publicidade
  • contato internacional
  • app ranking
  • RANKING 500
  • Linha do Tempo
  • Guindaste Terex instala ponte metálica

A Revista

- Perfil

- Publicidade

- Assinaturas

Eventos

Contato

Rua Marquês de Paraná, 471
Cep: 05086-010 - sala 10 - Alto da Lapa - São Paulo/SP
Fone: (11) 3895-8590

 

500 Grandes

Edições

 
 
A republicação e divulgação de conteúdos públicos são permitidas, desde que citados fonte, título e autor. No caso dos conteúdos restritos, não é permitida a utilização sem autorização do responsável. É totalmente livre a citação da URL do Portal (http//www.revistaoempreiteiro.com.br) em sítios e páginas de terceiros.
© 2017 - O Empreiteiro - Todos os direitos reservados.
Tendenza Tecnologia