Construtora Fonseca & Mercadante (SP) 33º lugar Ranking Nacional das Construtoras
Ampliar um centro de exposições e congressos de 40 mil m² para 100 mil m² exigiu principalmente da construtora planejamento.
 
É o que informa a Fonseca & Mercadante, responsável pela obra, que incluiu ainda a execução de um edifício-garagem de 100 mil m².
 
O empreendimento em questão é o Centro de Exposições, Congressos e Convenções São Paulo Expo - antigo centro de exposição Imigrantes -, na capital paulista, administrado pela francesa GL Events. Por conta do extenso calendário de feiras e eventos programados para o pavilhão existente, a construtora teve que tomar uma série de medidas na construção.
 
“Sabíamos desde a fase de concorrência que teríamos que executar as obras do pavilhão novo nestas condições. Assim, fizemos um planejamento detalhado das atividades a serem executadas de forma a não impactar nos eventos programados”, disse na época da obra Marcos Vicelli, diretor da Fonseca & Mercadante – as execuções terminaram em abril desse ano.
 
Ele cita que teve uma etapa extremamente complexa, que antecedeu a feira Comic Con (realizada em dezembro último), pois precisou trabalhar em uma área muito próxima do pavilhão existente. “Preparamos várias instalações provisórias, para que o evento fosse realizado com total segurança e conforto
aos visitantes e expositores”, lembra.
 
O investimento total no centro de exposições pela GL foi de R$ 400 milhões, entre a ampliação e a construção do edifício- garagem com seis pisos e 4.500 vagas. No novo pavilhão foram introduzidas diversas modernidades, como canaletas técnicas no piso capazes de alimentar pelo solo redes de dados,
voz, energia, água e drenagem dos expositores; e galeria subterrânea percorrendo todo espaço para facilitar serviços de operação e manutenção das redes elétrica, hidráulica, drenagem e ar condicionado.
 
As galerias subterrâneas dentro do pavilhão para passagem de redes foram executadas com anéis pré-moldados de concreto, permitindo agilidade e velocidade dos serviços.
 
“Novamente, tivemos um planejamento que contemplou as diversas etapas de execução, ou seja, escavação do terreno para galerias, preparação do subleito, assentamento das galerias pré-moldadas, impermeabilização, reaterro compactado do solo, preparação de sub-base para o piso e finalmente a
execução do piso de concreto”, descreveu o diretor da Fonseca & Mercadante.
 
O novo espaço foi feito de estrutura pré-moldada – o fechamento teve uso de alvenaria e painéis termoacústicos e metálicos. A cobertura é de estrutura metálica treliçada, com duas camadas de telha com lã de rocha. O fechamento do pavilhão é de placas de drywall, vidro e alvenaria.
 
O edifício-garagem, construído ao lado do novo pavilhão, também foi erguido com pré-moldado (laje, viga e pilar). Uma passarela metálica de 35 m de extensão faz a ligação do edifício- garagem com o pavilhão.
 
Nas obras do edifício-garagem, a Construtora Fonseca & Mercadante foi responsável pela escolha dos fornecedores.
 
“Optamos por uma empresa com larga experiência em obras pré-moldadas e, juntos, identificamos que a montagem de um canteiro industrial no site da obra, nos daria mais eficiência em relação à logística de entrega e montagem das estruturas”, disse.
 
No período de terraplenagem, Marcos Vicelli conta que as soluções de contenção no terreno do empreendimento, incluindo muro de concreto armado, gabiões, solo grampeado e estrutura com tirantes protendidos, o cuidado para preparar o plano de ataque foi a receita para o sucesso.
 
“Fizemos acompanhamento executivo por controle tecnológico e instrumentação dos eventuais desvios, para que tudo ocorresse dentro das expectativas e do planejamento previsto”, afirmou na ocasião da obra.


segunda-feira, 10 de outubro de 2016
Fonte: Redação OE
Publicidade
  • app ranking
  • mwm
  • Rankng das Concessionarias
  • Linha do Tempo
  • Guindaste Terex instala ponte metálica

A Revista

- Perfil

- Publicidade

- Assinaturas

Eventos

Contato

Rua Marquês de Paraná, 471
Cep: 05086-010 - sala 10 - Alto da Lapa - São Paulo/SP
Fone: (11) 3895-8590

 

500 Grandes

Edições

 
 
A republicação e divulgação de conteúdos públicos são permitidas, desde que citados fonte, título e autor. No caso dos conteúdos restritos, não é permitida a utilização sem autorização do responsável. É totalmente livre a citação da URL do Portal (http//www.revistaoempreiteiro.com.br) em sítios e páginas de terceiros.
© 2017 - O Empreiteiro - Todos os direitos reservados.
Tendenza Tecnologia