Design-builder permite execução de unidade industrial em prazo exíguo
Entre o início da construção e a inauguração da fábrica da Jaguar Land Rover, em Itatiaia (RJ), foram 14 meses de trabalho. Nesse empreendimento, a Racional Engenharia conta que desempenhou o papel de design-builder, ficando responsável pelo desenvolvimento dos projetos, concomitantemente com a construção, o que permitiu realizar os serviços em um prazo bastante curto para uma indústria automobilística.
 
A construtora conta que foi adotada estratégia rigorosa em conjunto com os subcontratados da Jaguar Land Rover, para que toda a montagem dos equipamentos fosse feita em paralelo à fase de construção da fábrica. A modalidade de contratação de design- builder significou que a Racional assumiu mais riscos, mas também possibilitou maior controle do prazo e coordenação do processo, que teve uma única empresa controladora de todas as metas. “A partir de uma interlocução direta com o time do Reino Unido da montadora durante todo o processo, a Racional conseguiu atender o alto nível de qualidade e de segurança
exigidos pelo cliente, que se refletem no empreendimento e garantem um produto premium entregue em
um período muito curto”, afirma Erika Matsumoto, diretora executiva de Desenvolvimento de Negócios.
 
A Jaguar Land Rover, montadora controlada pela indiana Tata Motors, inaugurou sua fábrica no Brasil
no final de 2015 para, inicialmente, produzir os utilitários esportivos de luxo Land Rover Discovery Sport e Range Rover Evoque.
 
Trata-se da segunda fábrica da marca fora do Reino Unido – a primeira fica na China, em uma joint-venture com a Chery - e a primeira 100% controlada pela empresa britânica.
 
A planta tem 55 mil m² de área construída e ocupa um terreno de 600 mil m². O investimento da unidade industrialatingiu R$ 750 milhões, com capacidade de produção de 24 mil veículos/ano. Segundo a Racional, tudo foi muito bem alinhado com a Jaguar Land Rover, desde as iniciativas para obtenção da certificação
Leed até o prazo de entrada dos subcontratados de montagem da fábrica antes do término da etapa da construção, para que eles pudessem realizar os testes a tempo e, assim, dar início à produção.
 
Entre os as aspectos de sustentabilidade do empreendimento estão a captação de água da chuva para
utilização em sanitários e irrigação, ventilação natural na maioria dos ambientes com permanência de pessoas, iluminação natural e equipamentos prediais com baixo consumo de energia (ar condicionado/elétricos).
 
Na planta de Itatiaia, fornecedores nacionais serão responsáveispela fabricação de componentes. O motor é importado da Inglaterra. A Racional Engenharia recebeu da Jaguar Land Rover o reconhecimento pela gestão da segurança do trabalho no canteiro de obras, por ter alcançado a marca de 1 milhão e 300 mil
horas sem acidentes com afastamento.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017
Fonte: Revista O Empreiteiro
Publicidade
  • contato internacional
  • app ranking
  • Linha do Tempo
  • Guindaste Terex instala ponte metálica

A Revista

- Perfil

- Publicidade

- Assinaturas

Eventos

Contato

Rua Marquês de Paraná, 471
Cep: 05086-010 - sala 10 - Alto da Lapa - São Paulo/SP
Fone: (11) 3895-8590

 

500 Grandes

Edições

 
 
A republicação e divulgação de conteúdos públicos são permitidas, desde que citados fonte, título e autor. No caso dos conteúdos restritos, não é permitida a utilização sem autorização do responsável. É totalmente livre a citação da URL do Portal (http//www.revistaoempreiteiro.com.br) em sítios e páginas de terceiros.
© 2017 - O Empreiteiro - Todos os direitos reservados.
Tendenza Tecnologia