Há 308 parques ainda a serem entregues até 2020
A previsão é que até 2020 pelo menos 308 parques eólicos entrem em operação no País. A informação é
do boletim “Dados Mensais” deste mês (fevereiro), da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).
 
Nas páginas seguintes, a revista O Empreiteiro lista 191 centrais eólicas que devem entrar em obras em breve, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Brasil chegou em fevereiro com 10,79 GW de capacidade instalada de energia eólica, em 432 parques eólicos. Ano passado, de acordo com o boletim, foram gerados 33,15 TWh de energia eólica, representando um crescimento de 52% em relação a 2015.
 
Segundo a Abeeólica, o investimento médio anual no setor tem sido na casa de US$ 5 bilhões. Pelo menos seis empresas no país produzem turbinas aerogeradoras, outras quatro fazem pás eólicas e há ainda cerca de mil fornecedores de componentes. Recentemente, o Global Wind Energy Council (GWEC) divulgou estatísticas referentes ao ano passado e no ranking dos dez países com mais capacidade instalada total de energia eólica, o Brasil subiu uma posição e aparece em 9º colocado, ultrapassando a Itália. A China continua a líder, seguida dos Estados Unidos, neste trabalho.
 
Ainda sobre os dados recentes apresentados pela Abeeólica, a energia eólica alcançou participação de 7,1% na matriz elétrica brasileira, sendo superadapela hidrelétrica (61,4%), biomassa (9,3%) e gás natural (8,6%).
 
Um item a destacar neste boletim da Abeeólica refere-se à situação dos parques. Dos 10,79 GW de capacidade instalada de energia eólica, 3,31 GW estão no Rio Grande no Norte em operação comercial. A segunda posição é ocupada pela Bahia (1,75 GW), seguido pelos Estados do Ceará (1,63 GW) e Rio Grande do Sul (1,67 GW).
 
Porém, em potência contratada e em construção lidera a Bahia, com 3,48 GW, perfazendo um total de 159 parques. Bem mais abaixo vem o Rio Grande do Norte, com 1,22 GW e 50 centrais eólicas. O Piauí aparece em terceiro neste índice, com 0,90 GW e 33 parques.


quarta-feira, 8 de março de 2017
Fonte: Revista O Empreiteiro
Publicidade
  • app ranking
  • mwm
  • Rankng das Concessionarias
  • Linha do Tempo
  • Guindaste Terex instala ponte metálica

A Revista

- Perfil

- Publicidade

- Assinaturas

Eventos

Contato

Rua Marquês de Paraná, 471
Cep: 05086-010 - sala 10 - Alto da Lapa - São Paulo/SP
Fone: (11) 3895-8590

 

500 Grandes

Edições

 
 
A republicação e divulgação de conteúdos públicos são permitidas, desde que citados fonte, título e autor. No caso dos conteúdos restritos, não é permitida a utilização sem autorização do responsável. É totalmente livre a citação da URL do Portal (http//www.revistaoempreiteiro.com.br) em sítios e páginas de terceiros.
© 2017 - O Empreiteiro - Todos os direitos reservados.
Tendenza Tecnologia