Votorantim Cimentos abre planta industrial na Bolívia
A Votorantim Cimentos, junto com seus parceiros na Itacamba Cemento, inaugurou este mês (fevereiro)
uma fábrica em Yacuses, região de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. De acordo com Fred Fernandes, diretor de participações na América do Sul da empresa brasileira, essa é a primeira unidade integrada – da extração de matéria-prima à produção final – da Votorantim Cimentos naquele país. O investimento na unidade foi de US$ 220 milhões.
 
 
O executivo explica que a empresa já detém na Bolívia participação em uma unidade de moagem em Puerto Quijarro (na fronteira Brasil-Bolívia), também em Santa Cruz de La Sierra, desde 1997, por meio da Itacamba Cemento.
 
 
Hoje, a Itacamba Cemento é formada por uma parceria entre Votorantim Cimentos, Compañía de Cemento Camba, do grupo boliviano Coceca, e a espanhola Cementos Molins.
 
 
A nova unidade terá capacidade de produção de 950 mil t/ ano de cimento, o equivalente a cerca de 58.000 sacos de 50kg/ dia. De acordo com a Votorantim, a fábrica será responsável em elevar a capacidade de produção total da Itacamba a 1,2 milhão de t/ano na Bolívia, considerando as 250 mil t/ano da moagem de Puerto Quijarro. “Os planos para a nova planta tiveram início em 2010. Yacuses é a primeira unidade integrada de cimento na Bolívia, com capacidade para realizar o processo completo de fabricação de cimento, desde o processamento das matérias-primas ao processamento do clínquer e a produção do cimento, além do ensacamento e distribuição”, conta Fred Fernandes.
 
 
O diretor explica ainda que o cimento está em conformidade com a NB-011 do Instituto Boliviano de normas
e qualidade (Ibnorca), que garante os padrões de qualidade, podendo ser utilizado em todas as fases da construção. “Atualmente, a marca está presente nas principais obras de Santa Cruz de La Sierra, o que inclui a aplicação em estradas, edifícios e obras em geral”, diz.
 
 
A Bolívia representa um mercado estratégico na América Latina para a Votorantim Cimentos, por conta do alto poten-cial de crescimento. “Parte significativa da demanda por cimento naquele país era suprida por importações até a inauguração de Yacuses”, lembra ele. Com a nova operação, a Bolívia passa a ser autossuficiente no fornecimento do insumo. Pela sua localização geográfica, Yacuses deve garantir o fornecimento de cimento para o departamento de Santa Cruz, o maior mercado nacional, que equivale a um terço da demanda. Além disso, será possível apoiar o fornecimento a outras regiões, principalmente Cochabamba, Beni e a região leste de Tarija, informa a Votorantim.
 
 
A Turquia será o próximo país onde a Votorantim Cimentos inaugurará um empreendimento. Neste território, ela adquiriu os ativos da Cimpor. O startup da fábrica de Sivas, na região central da Turquia, está
previsto para o primeiro semestre deste ano. O investimento na unidade é de 140 milhões de euros para
um forno de 4.500 TPD.
 
 
Com mais esse novos negócios, a Votorantim Cimentos passa a atuar em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia,
Turquia e Uruguai.
 
 
No Brasil, a empresa não tem previsão de novas inaugurações. A unidade de produção mais recente aberta no País foi a de ano passado. (Augusto Diniz)


quarta-feira, 8 de março de 2017
Fonte: Revista O Empreiteiro
Publicidade
  • app ranking
  • mwm
  • Rankng das Concessionarias
  • Linha do Tempo
  • Guindaste Terex instala ponte metálica

A Revista

- Perfil

- Publicidade

- Assinaturas

Eventos

Contato

Rua Marquês de Paraná, 471
Cep: 05086-010 - sala 10 - Alto da Lapa - São Paulo/SP
Fone: (11) 3895-8590

 

500 Grandes

Edições

 
 
A republicação e divulgação de conteúdos públicos são permitidas, desde que citados fonte, título e autor. No caso dos conteúdos restritos, não é permitida a utilização sem autorização do responsável. É totalmente livre a citação da URL do Portal (http//www.revistaoempreiteiro.com.br) em sítios e páginas de terceiros.
© 2017 - O Empreiteiro - Todos os direitos reservados.
Tendenza Tecnologia